sexta-feira, 9 de julho de 2010

K1 - Iniciativa na hora certa



K1 –

A Flor:

Família: Balsaminaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: África Tropical, Mares do Sul da China
Ciclo de Vida: Perene

Caracteríticas da planta:
O beijo-pintado pertence ao mesmo gênero do beijo-turco (Impatiens walleriana) e do beijo-de-frade (Impatiens balsamina), e como estas, ele também é uma planta de folhas macias e caule suculento. Difere destas principalmente por apresentar caule e ramos avermelhados e escuros na espécie típica (demonstrando sua origem vulcânica e o movimento horizontal que na MTC convencionou-se chamar de fogo). Ainda assim, ocorrem variedades de beijo-pintado com folhas verde-claras ou variegadas de amarelo, muito vistosas. As flores são grandes e podem ser de cores diversas, como o rosa, o salmão, o vermelho (K1), o violeta, o branco, etc, com destaque para os tons pastéis. A vermelha, traz consigo o auge da informação energética desta cor, que atua na reprodução celular (como nosso medula). É muito florífera e rústica, adequando-se ao plantio em maciços, bordaduras e canteiros, assim como apresenta efeito muito decorativo em vasos, jardineiras e cestas suspensas. Exige pouca manutenção, como o beliscamento, adubações periódicas e o replantio anual, pois com o tempo perde a beleza. Deve ser cultivada a meia-sombra, em solo fértil, bem drenável (assim nos traz uma certa aversão a melodramas ou energias aquaosas em excesso e umidade) e enriquecido com matéria orgânica, com regas freqüentes. Não tolera ventos, períodos de seca ou de sol e calor muito intenso (diferente das de origem no Himalaia), no entanto as variedades avermelhadas e escuras são um pouco mais resistentes. Multiplica-se por sementes e estaquia (tem grande poder de regeneração de fibras e raízes). Obs: Os frutos são secos explosivos, o que permite uma boa dispersão; contudo, a espécie pode tornar-se invasora. Sua Floração em lugares tropicais é anual (ano todo).

A Essência:

O que traz a quem ingerir (o que ensina ao nosso corpo e mente):
• Ação
• Iniciativa
• Expressão
• Expansão
• Fertilidade
• Regeneração
Comparada a um vulcão a fertilidade em abundância em termos de produção de agentes genéticos (como espermatozóides e óvulos). Sensibilidade a radiação solar direta e vento. Maior assimilação quando a alimentação for extremamente orgânica (não mineral). Sua explosão é devida a sua origem em solos vulcânicos, trazendo consigo a capacidade de colocarmos de uma vez só para fora tudo que nos pressiona e causa males internos (como prisão de ventre e raiva guardada). Esta planta não me de onde jogará sua sementes como a Imaptiens balsamina, ela espalha, assim nos traz a capacidade de divulgar, expandir e demarcar território, sendo ótima para pessoas contidas e com má circulação. É uma Impatiens assim não é impaciente, como querem alguns desinformados, mas tem a capacidade de procriar para manter a espécie e só o fará em tempo certo para suas sementes. A Diferença da K1 para Impatiens do Bach está na cor e origem genética, que as distinguem de forma fundamental: a K1 é para pessoas yin (introspectivas, lentas, contidas e que na hora de agir não o fazem, se angustiam por conter tudo dentro de si), já a Impatiens que o Dr. Bach transformou em remédio (nem todas que estão no mercado são esta – procure por Impatiens Gladulifera – cor malva – nome comum: balsamina) tem por característica o gelo, ser yin, assim ela espera o calor, o degelo para agira, é mais indicada para pessoas quentes, expansivas, como o próprio Bach falou (irritáveis). Assim quando precisa acalmar use a Impatiens dos Florais de Bach quando precisar ativar com firmeza e agir, mover-se, iniciar use K1 da Kainnon.

Na Medicina Chinesa e na Energia - INICIATIVA: Seu movimento é o do fogo – expansão horizontal como as veias e os incêndios. Essência de elemento terra (primeiro chakra), que primeiro traz a encapsulação, ou seja, segurança e tranqüilidade (de núcleo da terra). Traz a capacidade de ficar sereno até que o meio externo lhe permita, demonstre que é necessária agir e neste momento, lhe dá a informação tomar a iniciativa de forma rápida e incisiva. Seu caminho de atuação é do Coração para o baço Pâncreas, ou seja, libera toda energia presa no órgão do fogo. Atua no triplo aquecedor, fortalecendo sua base e sua distribuição na parte superior. Também atua trazendo consciência timing – momentum. Naturalmente é contra-controladora do fígado – trazendo benevolência, digestão e liberação. Arquétipo Nº1 – Início, geração, eclosão.

Pessoas que comumente precisam de k1 – angustiadas, apáticas, com dor no peito, tímidas, lentas (ou não), sem capacidade de ação e dizer o que pensam. Perdem o chão e tem problemas com minerais. Sentem frio e tem má circulação. Seus horizontes são limitados, assim como a atuação celular. Carecem de alegria e são muito controladas (por si mesmas, pela sociedade, por distúrbios físicos ou familiares).

Animais – quando estão com problemas circulatórios, apáticos, sem alegria e vida. Quando sentem frio demais e ficam acuados com facilidade. Para pássaros que não cantam por tristeza e para problemas no chakra básico (membros inferiores e parte reprodutiva).

Plantas –
que mesmo com regas não absorvem os nutrientes da terra, estão exauridas (usa-se o floral junto da água).

Para Ambientes – Sem energia e luz. Escuros e parados, com carência de movimento. Que “não andam”.

Alma –
Triste, que não vive, apenas geme e reclama, sem fazer nada pra mudar.



O NÚMERO 1 – Associado a esta flor – é o número da iniciativa, no uno (inicio), significando liderança e ambição. Também é o número que traz coragem, independência, atividades mentais e físicas, individualidade e realizações. Traz vitalidade e energia. O número 1 é visto como o número para principiantes, devido a carta do Mago no Tarot – inicio, ter elementos e começar a atuar, não ficar parado.


O mago (arquétipo)
– “Muitas pessoas experimentam sentimentos de poder tão raramente que tentam retê los. Agindo assim, esperam preservar seus momentos mágicos. Mas nós só podemos realmente reter o poder em nossas vidas descarregando o continuamente. Liberando o poder criativo, abrimo nos para receber um novo fluxo. No entanto, tentando retê lo conosco, bloqueamos os canais, e o sentimento de poder, que é na verdade a própria vida, fenece dentro de nós. O espectador do jogo de futebol e até o freqüentador de igreja fanático descobrirão que sua excitação se foi depois que terminou o evento que a despertou. Mas o artesão ou o cientista ou o professor ou o leitor de Tarô descobrirão que quanto mais o descarregarem na realidade física, mais o poder aumenta.

Quando olham para o Mago, aqueles dentre nós que sentem um vazio ou um tédio em suas vidas serão atraídos pela vara levantada em direção ao céu. Mas a mágica real repousa naquele dedo apontado para a terra. Aquela habilidade para criar lhe confere seu título. Sua imagem se origina não apenas do ilusionista prestidigitador, mas também do arquétipo do herói. Em nossa cultura seria Prometeu, que trouxe o fogo celeste para a débil e fria humanidade.” (Fonte: http://www.leituratarot.com.br/index.php/Os-Arcanos/o-mago.html) Assim K1 faz com que não vivamos de sonhos mais de ações, de pro atividade, do passo após a criação – a ação.

LEMBRE-SE
– Quem indica a essência é o terapeuta floral, pois os remédios (as flores) não nasceram nem foram feitos para uma patologia ou tipo de pessoa (Não são medicamento). Eles apenas contém informações. O terapeuta é o melhor profissional para saber onde estas informações se encaixam e para que pessoa elas serão mais úteis.

No diagnóstico de números (conforme a pergunta):

Pergunta : resposta

O que sou: alguém que age e se expande.
O que me falta: ação e expanção.

Afirmação de reprogramação

EU POSSO E AJO NA HORA QUE FOR PRECISO, EU SOU A PROPRIA FORÇA DA NATUREZA EM PURA ECLOSÃO EM TEMPO CERTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário