quarta-feira, 30 de setembro de 2009

KIT DOS CHAKRAS


KIT DOS CHAKRAS -

CADA ESSÊNCIA ATUA NUM CHAKRA HARMONIZANTO E TRATANDO SUAS DESARMONIAS E AS GLÂNDULAS QUE LHE CORRESPONDEM.

K1 (Impatiens Hawkeri) – SINCRONICIDADE: Essência de elemento fogo (primeiro chakra), que primeiro traz a encapsulação, ou seja, segurança e tranqüilidade (de núcleo da terra). Traz a capacidade de ficar sereno até que o meio externo lhe permita, demonstre que é necessária agir e neste momento, lhe dá a informação de agir de forma rápida e incisiva. Seu caminho de atuação é do baço/pâncreas – elemento terra para o cardíaco (órgão), e depois sucessivamente para o sistema circulatório, medula e intestino delgado, ou seja, ativa o elemento fogo (não confundir com trata – aqui deixamos claro que esta planta ativa). Também atua trazendo consciência de sincronicidade – timing – momentum. Naturalmente é dispersiva do fígado – trazendo benevolência. Arquétipo Nº1 – Início, geração, eclosão.

K2 (Campsis grandiflora) – CRIAÇÃO: Essência do segundo chakra, do pericárdio ou centro circulação sexo. Ensina a apoiar-se e a contar com o auxílio dos filhos ou dependentes, sem tiranizar. No inverno nos faz desapegar de todos os pesos e excesso de obrigações e diminuir o ritmo, no verão nos leva ao esplendor. Traz nutrição e energia da Kundalini para o topo. Muito fértil e criativa nos ensina a expressar e a brilhar mesmo sobre grande exposição energética (de outras pessoas – multidões, ou radiações – como sol ou radioterapia e antenas). Protege o 2º chakra com suas folhas, sendo excelente para distúrbios nas trompas de falópio. Atua do pericárdio ou centro circulação sexo para a nuca, liberando bloqueios. Arquétipo do 2: dualidade, parceria, Yin e Yang, Ida e Pindala, apoio.

K3 (Helianthus Annuus L.) – SEGURANÇA: Solar e terrena por natureza. Devemos compreender que o sol é estável, quente, paterno e seguro, como o núcleo do planeta terra. Regula o Chakra Solar e suas funções. Atua diretamente no baço/pâncreas (terra) e o estômago, assim como articulações e segue para tonificar o pulmão (metal). O girassol segue o sol, dando-nos o foco e a capacidade de seguir algo em movimento. Traz sintonia com o Logos Solar. Rico em vitamina A, nos confere a virtude de fixá-la e produzi-la, tonificando exatamente o metal (ossos). A estabilidade da terra nos liga a auto-estima, ao brilho interno, a capacidade de auto-nutrição, e enfrentar os “terrenos” mais secos. Hermafrodita, ela equilibra Yin e Yang do corpo e do campo áurico trazendo grande estabilidade. Seu uso continuo traz a característica de sermos seguros, autoconfiantes e equilibrados (focados). Arquétipo do n°3: trindade, energia, realização, luz, síntese, filho. Virtudes...: iluminação e auxílio.

K4 (ROSA TE) – SENSIBILIDADE: Elemento regente o fogo – a mais mimada flor da história da humanidade, nos confere a virtude da delicadeza, do charme, da proteção de seus espinhos, do saber receber e exigir bons tratos, e retribuir com suave perfume. Sua sabedoria e poder são tamanhos que só exala seu atraente aroma quando está fértil, ou seja, no momento adequado. Assim também nós passamos a ter o senso do momento certo de receber e dar amor, charme, e trocar energia. Na aura, pesquisas demonstram que atua contra energias muito pesadas e nocivas, limpando e protegendo. Seu caminho de atuação começa no órgão cardíaco, passa pelo timo e seu meridiano e depois migra para todo o corpo. Outra virtude importante da K4 é que depois de um corte, ferimento ou poda, mesmo no momento em que desabrochamos de alegria, esplendor, fertilidade e melhora, ainda resistimos por um bom tempo, para que possamos nos tratar e não cair. Também murcha quando necessário para que novos botões surjam, removendo o medo da velhice e da perda. Devemos saber a hora de sair de cena e deixar o novo surgir. Regula o Chakra Cardíaco e suas funções. Arquétipo do n°4: matéria, terra, praticidade em equilíbrio com sentimentos, ancoramento. Atua mais forte na primavera e outono, nos dá resistência no frio.

K5 (Ipomoea Purpurea) – COMUNICAÇÃO/SOCIABILIDADE: Elemento Água. A mais sociável das angiospermas, também é a mais parecida planta com o homem. Traz a capacidade de florescer abrir-se em grupos, Gostar de quando o dia nasce e dormir quando este acaba – contendo horários regulados. Sua posição fetal quando fecha normaliza a posição da coluna vertebral ao dormir. Atua do pulmão, garganta e vias respiratórias para os rins, supra-renais e bexiga. Ensina-nos que o apoio pode estar em qualquer local, mas que se este não existir também não é necessário. Nos muitos sistemas florais do mundo ela é indicada exatamente no tratamento de dependência química (incluído depender de outra pessoa, local, comida, religião, etc.). Mas observe, aqui a co-dependência é gerada pela falta de sociabilidade, pelo não querer ou saber conviver em grupo, para fugir do convívio. Atua na timidez, fobia social e gagueira. Traz comunicação, sociabilização, relacionamentos saudáveis, auto-aceitação. Regula o Chakra Laríngeo e suas funções. A circulação de energia chi na sua espécie é ativa e regulada, assim, e também por ter um pentagrama em seu interior ela atua na circulação do chi vital pelos 5 órgãos e vísceras. Arquétipo do n° 5: quinário, liberdade, perfeição, formação do eu completo.

K6 (Dimorphoteca) - OM/ FOCO INTERNO: Elemento Água – traz a capacidade de abrir o inconsciente ao menor estímulo, assim como o chakra Ajna. Esta flor se abre mesmo depois de cair se posta na água ao sol. Energia máxima no verão. Atua nos rins e ouvidos e depois migra para tonificar fígado, vesícula e olhos. Traz foco, concentração, organização dos pensamentos, visão. Sua energia índigo confere à aura uma vibração de alto nível e proteção, para quando necessitamos nos desconectar de pessoas e vínculos energéticos densos. Traz a virtude de beber água e suportar grande exposição solar ou umidade. Assim nos dá a característica de regular nossas águas internas. Também permite aos “filhos” o independente crescimento junto a si. Na meditação e no auto-exame nos confere a capacidade de aprofundamo-nos no nosso universo interno. Regula o 6° Chakra e suas funções. Arquétipo do n°6: integração, convívio familiar, grupos. Arquétipo do n°6: responsabilidade doméstica e comunitária.

K7 (Hedychium coronarium) - SANIDADE E CLAREZA: Elemento Madeira – mesmo em ambientes insalubre, lodaçais ou secos, ela cresce e sobe até mais de um metro e meio de altura e perfuma tudo com seu aroma de jasmim. Não há como não percebê-la. Mesmo que você esteja vivendo excesso de umidade com suas mágoas, tristezas e depressões esta, com certeza, é uma essência de transcendência. Atua do baço para o pulmão, do plexo para o coronário. Traz purificação do corpo emocional e nos processos mentais, atua no cérebro harmonizando as funções neurais. Não importa onde nascemos, como está nossa vida, nem quem foram nossos pais, mas o que fazemos no presente. O presente é que vai nos dar o “efeito borboleta” de transcender com força a própria natureza em direção a luz e uma realidade superior, bela e perfumada. Conecta-nos com o 8º chakra e devolve a fé e a guia de nossa intuição. Traz Proteção. Regula as funções do Chakra Coronário. Arquétipo do n°7: Transformação, desafio, espiritualidade, transmutação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário